quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Filosofia X Poesia: "Colher o dia..."

Reparar naquilo que todos tinham visto, mas não notado!”
Copleston
Faço aqui menções de um texto de Jean Lauand para instigar a leitura do mesmo... é um texto, na minha opinião, muito bom, onde o autor busca encontrar as semelhanças entre poesia e filosofia e se centra especialmente na admiração: o que faz que um poeta escreva palavras cheias de beleza e o que incentiva um filósofo refletir sobre a ontologia de algo não é outra coisa que o que se chama: mirandum: a capacidade de olhar algo que sempre esteve ali, mas nunca tinha sido notado antes...
Isso é aproveitar o dia e aproveitar a vida, é observar e não perder absolutamente nada do que nos acontece... É viver a certeza de uma beleza incondicional criada por algo muito maior que eu mesmo e que sobrepassa qualquer humanidade... Admirar vem do latim: ad: a (direção) mirar: (olhar com foco) e significa olhar enfocando algo com muito foco, e se soa redundante, com atenção e intenção de ad mirar... Isso é Carpe Diem, aproveitar, admirar, olhar, interrogar, alegrar-se e viver intensamente cada momento da criação de cada um em sua realização pessoal, assim como nos mostrava a canção DearPrudence... 



“Perceber no comum e no diário aquilo que é incomum e não diário, o mirandum, eis o principio do filosofar […] enquanto a poesia, essa não tem a necessidade de fugir à realidade pois 'a vida é amiga da arte' […]
A respeito de realidade e poesia, Caetano diz que é uma questão de sensibilidade, de abrir-se à luz do Sol que brilha, ensina, dá a conhecer o jogo das coisas que são e mostra seu valor.
E se o principio delas é a admiração, seu fim (no sentido da meta) é a “theoria”. Teoria é o simples olhar, “simples visão” contemplativa, desinteressada, ou melhor, desinteresseira: a contemplação pura da verdade e do belo ainda que disso não resulte nada de útil para o “mundo do trabalho”, por exemplo, que não aumente o PIB, mas porque vale em si.
Só podemos maravilhar-nos, só é digno de contemplação, só há excesso de luz e grandeza do mistério, se o mundo possui algo do encanto Divino.”


Um grande abraço a todos...
jUnIoR tAkAnAgE

Um comentário:

  1. Junior querido,

    Fico muito feliz que tenha ido além neste texto que te indiquei.
    Minha pesquisa atual tem me levado a diversas outras fontes que me inspiram cada vez mais.
    A filosofia é um mar de encantamento que me faz ir além do que realmente acho que sou, e isso me faz tentar refletir em versos o sentido do existir...não sei se faz sentido rs.

    Mais uma vez sua capacidade de intertextualidade me encantou, parabéns pela nova postagem.

    Beijos

    Camila

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página