sábado, 10 de setembro de 2016

Mosteiro de São Bento – Silêncio, Paz e Espiritualidade

         Sim, sim... todo mundo que vai escrever sobre algum lugar de meditação, silêncio, oração, ainda mais no meio da cidade de São Paulo, começa geralmente dizendo: no meio do centro da turbulenta cidade de São Paulo, há um lugar...




          Bom, na verdade eu não penso fazer diferente, nem igual, mas já comecei diferente, assim que agora quero apenas contar uma experiência que me chamou a atenção especialmente, na última vez que estive na cidade que não dorme, no final de semana de 04 e 05 de setembro.

         Fui para estar só, para fazer atividades sozinho, para ir a lugares que me chamam a atenção e poder focar um pouco na resolução de minha vida pessoal, profissional, enfim... não interessa muito para que eu fui, mas eu fui.

Celebração do Ofício Litúrgico
         Parte, sempre sempre, das minhas viagens a São Paulo, significa passar pelo Mosteiro São Bento, localizado na Estação São Bento, próximo à Catedral da Sé. Muito além de ideologias religiosas, de críticas sobre rituais católicos e afins, a Igreja do Mosteiro São Bento é considerada um ponto turístico da cidade, e que apresenta duas realidades bem distintas a que estamos acostumados: em primeiro lugar uma arquitetura eclético germânica belíssima, que chama a atenção e nos faz observar, certamente, o tamanho de nossa humanidade diante da grandeza do universo, da vida, e com certeza, de Deus. A segunda realidade que chama muito a atenção é a vivência dos Monges Beneditinos, quem cuidam da Igreja e também do Colégio e da Faculdade São Bento e que, inspirados pela regra de São Bento, vivem uma disciplina espiritual e humana de oração e trabalho dentro do próprio mosteiro. Sua oração é marcada pelo canto gregoriano, canto tradicional da Igreja e que leva, certamente, todos aqueles que passam pelas ruas turbulentas de São Paulo e decidem adentrar à Basílica, a um estado de iluminação, tranquilidade, desejo de eternidade e paz. 

Por isso, não há como não dizer: o mosteiro São Bento é sim, um recôndito de paz, perdido (mas ao mesmo tempo procurado e encontrado) no centro da cidade de São Paulo. Um lugar que vale a pena visitar e vale mais ainda a pena sentar-se para escutar a oração monástica, apreciar a beleza do canto gregoriano ou simplesmente estar em silêncio diante de imensa Igreja.



Horário das Celebrações Litúrgicas (fonte: www.mosteiro.org.br )
Missas:
2ª à 6ª feira – 7h – com Canto Gregoriano e Órgão
2ª à 6ª feira – 13h
2ª à 6ª feira – 18h
Sábado – 6h – com Canto Gregoriano e Órgão
Domingo – 8h30 – com Órgão
Domingo – 10h – com Canto Gregoriano e Órgão
Ofício de Laudes:
2ª à Sábado – 05h30
Domingo – 07h30
Hora Meridiana:
2ª à 6ª feira – 11h45
Domingo – 11h45
Ofício de Vésperas:
2ª à 6ª feira – 17h25 – Em Latim, com Canto Gregoriano e Órgão
Domingo – 16h55h – Em Latim, com Canto Gregoriano e Órgão
Ofício de Vigílias ou de Leituras:
2ª à 6ª feira – 19h00
Domingo – 06h00
Confissões: Na portaria,
2ª, 4ª e 6ª feira das 14h00 às 16h00
Basílica permanece aberta:
2ª, 3ª, 4ª e 6ª das 06h00 até término da missa das 18h00.
Sábados e Domingos das 06h00 às 12h00 e das 16h00 às 19h30.
às 5ªs feiras a Igreja fecha às 08h00 e reabre às 14h00.
Atendimento da Sacristia:
3 ª à 6ª feira das 14h às 17h





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página