quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Impressões da 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Estive, no último sábado, 03 de setembro, na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que aconteceu no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Foi minha primeira vez no evento, apesar de há muito tempo sonhar com estar neste lugar maravilhoso e que quero compartilhar, mesmo que já tenha acabado o evento, algumas impressões... quem sabe ano que vem você não decidi ir, depois de ler este post?


Carlos Ruas
Criador dos Quadrinhos "Um Sábado qualquer."
Muito bem! A Bienal aconteceu de 26 de agosto de 2016 ao dia 04 de setembro do mesmo ano, e conta com eventos dentro do próprio evento, como palestras de escritores, lançamentos de livros, presença e autógrafos de diversos autores, campanhas de incentivo à leitura, e claro, comercialização de livros neste país onde os impostos para a cultura e o saber são altíssimos. E não, não se trata de um juízo de valor, mas da constatação da realidade! Talvez seja a única impressão negativa que tive, mas acho que vale a pena começar por ela, para depois falar de tantas outras positivas. A verdade é que, pelo que percebi, os livros estavam sendo comercializados inclusive por um preço maior que o comum, já que as livrarias também pagam o aluguel dos stands e podem se aproveitar, já que nestes dias as pessoas querem mesmo é comprar. Fazer o que, não é mesmo? Eu me restringi a comprar um único livro que me chamou a atenção e que claramente estava na promoção, pois todos os livros custavam R$ 5,00. Enfim...

O espaço é enorme e mesmo assim fica pequeno para a quantidade de pessoas que visitam e participam o evento, mas sem dúvida, uma infra estrutura capaz de receber a todos que ali vão, seja pela modinha do evento, seja realmente pela cultura do saber e do ler, seja pelo motivo que cada um tem, já que isso não me interessa porque eu não cuido nem da minha vida, quanto mais da dos outros, hahahaha.


Fila para comprar ingressos
E se existe outra coisa que realmente me impressionou foi o número de participantes. Tudo bem que é um feira Internacional, mas mesmo assim, havia muita gente, e uma quantidade enorme de brasileiros... Como já mencionei, não sei o motivo e nem me interessam, pelos quais tanta gente acorria. Seja para ver um/a youtuber bonitinho/a, fosse pela modinha, fosse para postar no facebook ou para aproveitar realmente a feira, o que importa é que havia muita gente, e se o povo reclama tanto de que nosso país não tem cultura, que ninguém lê, não foi isso que foi demonstrado ali. Claro que às vezes julgamos, e me incluo nisto, pelo tipo de leitura que as pessoas fazem, mas não somos controladores da cultura particular pessoal. Fato é: todo mundo comprava pelo menos um livro ou recebia pelo menos algo para ler quando saísse dali. E eu estou falando apenas do período da manhã do dia 04 de setembro, onde era quase impossível andar naquela feira, imaginem quanta gente não passou por aquele evento em todos os dias do mesmo. Pois é... acho que isso nos leva a refletir: será que realmente falta cultura no nosso país? Ou será que queremos moldar a cultura de cada um e dizer o que é bom e o que não é, o que é cultura ou que não?

Stand dos 70 anos do SESCSP
Recomendaria e recomendo este evento para todos. Eu mesmo pretendo participar nos próximos anos. Foi, sem dúvida, uma experiência fantástica, e fica, claro, a certeza de que, entre livros, entre ideias, entre opiniões, entre uma nação de pessoas que leem, podemos transformar essa casa comum em que todos vivemos.

Agora só nos resta esperar pela programação do próximo evento, e que ventos novos soprem ao nosso favor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página